Histórico da Escola
Histórico da Escola

 

 

A Escola Municipal Centenário de Boa Vista, localizada à Rua João Pereira Caldas nº 460, Bairro Aparecida, teve suas atividades iniciadas em abril de 1986 com um número de 155 alunos, atendendo parte do projeto Minha Escolinha, funcionando no prédio da Diocese de Roraima situada à Rua Ricardo Franco s/n, Bairro Aparecida, tendo como primeira diretora a técnica em Administração Gilca Oliveira Pinto.

Em 06 de setembro de 1991, através do decreto nº 1486/91 o Exmo Sr. Barac da Silva Bento, então prefeito de Boa Vista, homenageia o Centenário do Município dando o referido nome a esta Escola.

Com 17 ano e 8 meses de existência, a escola já foi administrada pelos seguintes professores:

- Professora Rozimere Binsfeld Assunção - 1991 a 1995- Neste período foi implantado gradativamente o 1º Grau, hoje Ensino Fundamental. E a Escola foi considerada referência no Município.

- Professora Nóelia Souza de Araújo - 1996 a 1997-  Neste período foi constituída a Associação de Pais e Mestres com principal objetivo de favorecer a participação de todos e apoiar todas as atividades desenvolvidas na escola.

- Professora Glória Moura Ponchet - 1998 a 2000 - Neste período foi elaborado e implantado o Plano de Desenvolvimento da Escola. O nosso PDE foi considerado como parâmetro a nível estadual e os professores foram capacitados para melhorar a qualidade de ensino.

- Professora Edna Odilair Alves - assumiu a Escola no período de 2001 a 2002. Através de uma gestão democrática, incentivou a equipe docente a elaborar, implantar e executar vários projetos educacionais, favorecendo a melhoria do processo de ensino e aprendizagem.

Através de ações do P.D.E (Plano de Desenvolvimento da Escola), a Escola promoveu os seguintes cursos de capacitação para os professores:

-              Elaboração de Projetos Pedagógicos – 20h

-              Informática Básica – 40h

-              Relações Humanas – 20h

- A professora Aída Márcia Monsalves - assumiu a direção da Escola no período de fevereiro de 2003 a abril de 2004. Neste período, além de dar continuidade aos projetos em andamento, implantou e implementou outros de relevância para a Escola.

Através do “Projeto Coleta de Lixo na Escola Centenário”, a Escola ganhou no ano de 2003 o selo de ESCOLA SOLIDÁRIA.

- A Professora Especialista Lenita de Andrade Lira - assumiu a direção da Escola no período de maio de 2004 a janeiro de 2005. Juntamente com toda a equipe escolar realizou bons trabalhos, dando continuidade aos Projetos Clima Agradável, Dengue, Coleta Seletiva de Lixo e elaborou o Projeto Sábado Legal e o Projeto O despertar da Aprendizagem.

 

- A Professora Ana Lúcia Fernandes Frota – assumiu a direção da Escola em fevereiro de 2005, permanecendo até janeiro de 2009. Dando continuidade aos Projetos da gestão anterior, assim como realizando programas que elevam a conduta o respeito pela nossa instituição, tais como:

-         Ambiente Agradável (Climatização de 06 salas com recursos da APM);

-         Escola Aberta (Funciona aos sábados);

-         Inclusão (Portadores de Necessidades Educacionais Especiais);

-         Programa de incentivo a cultura (Sexta Cultural na Escola).

-         Projeto de educação musical (Coral de Libras, Coral Vozes da Centenário, e a Fanfarra).

- A Professora Edna Odilair Alves - assumiu a Escola em 2009 desenvolvendo seus trabalhos até 30 de junho do mesmo ano. Através de uma gestão democrática, incentivou a equipe docente a elaborar, implantar e executar vários projetos educacionais, favorecendo a melhoria do processo de ensino e aprendizagem.

- A Professora Maria Josélia Fonseca Grudtner - assumiu a Escola 15 de julho de 2009, permanecendo até a presente data, dando continuidade aos projetos em andamento.

 

            - A professora Nair Jane Brito, assumiu a escola em 24 de janeiro de 2011, implantou o Projeto Dado do Amor e reestruturou o PPP, fortalecendo a gestão democrática com a implantação do Conselho Escolar.

 

A Escola Municipal Centenário de Boa Vista traz no seu histórico uma lista de conquistas, reflexo de um trabalho de envolvimento de toda a comunidade escolar. A Escola alcançou o 7º lugar no prêmio de Melhor Gestão Escolar, no ano de 2006, grande feito, comemorado por todos.

 

No ano de 2007, a Escola alcançou no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) o 10º lugar na média brasileira e ainda, o 1º lugar entre as Escolas Municipais de Boa Vista. Além do excelente desempenho dos atletas na Olimpíada Municipal, onde obtiveram destaques no futebol, atletismo e outras modalidades.

 

 A Escola foi pioneira no município de Boa Vista ao desenvolver projetos de inclusão social, promoção da gestão democrática e participação da família no processo de aprendizagem do educando, sendo hoje, referência no atendimento educacional especializado.

 

O trabalho da escola está voltado aos alicerces da igualdade de condições, respeito à liberdade, gestão democrática e participativa, valorização das experiências extraclasse, divulgação da cultura etno-racial, do esporte, da arte e do pensamento.

 

A escola traz em seu Projeto Político Pedagógico o desenvolvimento intelectual, social, físico e moral de seus educandos, bem como promove a integração de seus membros à sociedade, melhorando suas potencialidades culturais, artísticas e desempenho pleno da cidadania.

 

Dispõe de Associação de Pais e Mestres e Conselho Escolar com funções e atribuições definidas, proporcionando discussão e transparência nos gastos dos recursos próprios (cantina, promoções, contribuição dos pais e mestres na associação) e recebidos do FNDE.

 

A escola realiza seu trabalho dentro dos preceitos da nova proposta educacional de nove anos, conforme a Lei nº 11.274/2006, com a inclusão de crianças de seis anos de idade. Objetivando ofertar um ensino eficaz, seguro e responsável, respeitando a dignidade e os direitos dos alunos, pais e comunidade escolar segundo as Leis e Diretrizes Bases da Educação Nacional.